O recuo foi notadamente impulsionado por desempenhos abaixo da média

Recuo foi impulsionado por desempenhos negativos em Telefonia e Casa e Decoração

O faturamento do e-commerce brasileiro nos primeiros 15 dias de novembro registrou queda de 15,8% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, informou a NielsenIQ Ebit, líder em análises e insights do mercado de e-commerce.

O recuo foi notadamente impulsionado por desempenhos abaixo da média nas categorias de Telefonia (com uma perda de 40%) e Casa e Decoração (com um recuo nas vendas de 24%).

Embora o cenário geral seja de retração, duas categorias emergem como destaque, contribuindo com mais de 90% dos ganhos do período e apresentando um crescimento de dois dígitos: Perfumaria e Cosméticos, com alta de quase 70%, lidera o caminho, seguida de perto pela categoria de Eletrodomésticos.

“Essa análise dos primeiros 15 dias de novembro revela uma retração nas vendas do e-commerce, que se torna um termômetro do que ocorre agora com a Black Friday. No entanto, é crucial destacar que algumas categorias apresentam um cenário positivo, notadamente Eletrodomésticos e Perfumaria e Cosméticos. À medida que entramos no período de promoções de fato, observaremos de perto o comportamento do consumidor para entender as nuances desse cenário em constante evolução”, disse o gerente de Sucesso do Cliente da NIQ Ebit, Luiz F. Davison.

Na categoria de Perfumaria e Cosméticos, as subcategorias de água de colônia, hidratante para o corpo, desodorante, batom e perfume foram os maiores impulsionadores de crescimento, todos registrando crescimento de três dígitos. As regiões Nordeste e Norte foram destaques nesse setor.

Por outro lado, Eletrodomésticos teve uma notável intenção de compra por parte dos consumidores e solidificou sua posição como a categoria principal, crescendo em dois dígitos e representando 14% das vendas totais do e-commerce. O aumento nas vendas pode ser atribuído possivelmente às ondas de calor das últimas semanas, com as subcategorias de Climatizador, Ventilador e Ar Condicionado apresentando os maiores crescimentos, todos também na casa dos três dígitos.

Em relação à distribuição regional, o Sudeste se destaca com 57% de representatividade das vendas no período, frente às demais regiões.

A NielsenIQ

NIQ é a empresa líder no fornecimento da visão mais completa e imparcial do comportamento do consumidor, a nível global. Impulsionada por uma plataforma de dados de consumo pioneira e alimentada por uma elevada capacidade analítica, a NielsenIQ permite uma tomada de decisão ousada e confiante para as principais empresas de bens de consumo e varejista do mundo.

Utilizando conjuntos de dados abrangentes e medindo todas as transações igualmente, a NielsenIQ oferece aos seus clientes uma visão prospectiva do comportamento do consumidor, a fim de otimizar o seu desempenho em todas as plataformas retalhistas. A nossa filosofia aberta no que respeita à integração de dados permite obter os insights de consumo mais influentes do planeta. A NielsenIQ fornece a verdade completa.

By admin