O QUE SÃO DIVIDENDOS?

(Redação Clippinpress) Ao comprar ações, você se torna sócio da empresa e recebe certos direitos, incluindo uma parte dos lucros. Então, se a empresa vai bem, os lucros são divididos – alguns para reinvestimento, outros para reservas e outros para acionistas. Portanto, os dividendos são a parcela do lucro líquido distribuída aos acionistas proporcionalmente ao número de ações que possuem.

Ao se tornar acionista, você tem outros direitos, como:

  • JCP(Juros sobre Capital Próprio): É uma renda semelhante a dividendos. No entanto, no caso do JCP, os investidores são obrigados a reter 15% de imposto de renda na fonte. No entanto, a empresa pagadora é isenta de impostos, portanto, mais desses lucros podem ser distribuídos
  • Subscrição de novas ações:, ou seja, quando a empresa emite novas ações, os atuais acionistas têm prioridade na subscrição.
  • Bonificação que é a distribuição gratuita de novas ações, e são proporcionais às ações que cada acionista já possui.

DIVIDEND YELD – COMO CALCULAR A REMUNERAÇÃO

Como calcular a compensação dividend yield ou compensação de dividendos é um índice correspondente ao dividendo por ação dividido pelo preço da ação no dia. Vamos dar um exemplo para simplificar: Uma empresa paga um dividendo de 4,00 reais por ação e o preço da ação é de 36,00 reais. Dividindo 4 por 36 nos dá um dividend yield de 11%. Portanto temos um lucro de 11% .

QUAIS EMPRESAS PAGAM DIVIDENDOS?

Tradicionalmente boas empresas pagadoras de dividendos são aquelas que geram alto caixa e exigem pouco investimento, pois não precisam investir com tanta frequência em expansão ou modernização. Nesta categoria podemos citar empresas de energia e bancos.

As empresas mais novas não pagam dividendos porque precisam de recursos para financiar seu crescimento. No setor de telecomunicações, embora sejam bons geradores de caixa, as empresas precisam se modernizar constantemente. Portanto, eles geralmente não distribuem muitos dividendos.

Algumas empresas pagam enormes dividendos em um determinado ano, mas não permanecerão assim para sempre. É uma estratégia selecionar empresas com boas políticas de dividendos, aquelas que incluem essa prática diferenciada em seus estatutos e são mais favoráveis ​​do que o exigido por lei. Investir em ações com bons dividendos pode ser uma ótima maneira de obter grandes retornos de longo prazo. Portanto, o melhor é ter um bom portfólio para renda e diversificação.

Agenda de dividendos

Existem algumas datas que precisam ser acompanhadas por quem pretende receber lucros de uma empresa:

Data de Declaração

É o momento em que o conselho de administração de uma empresa anuncia que haverá o pagamento de dividendos.

Essa declaração costuma vir com as seguintes informações:

  • Valor do dividendo – quanto será pago por cada ação.
  • Data de registro – quando a empresa registra todos que vão receber os lucros.
  • Data de pagamento – quando os investidores vão receber.

Data ex-dividendo

A data ex é definida pela Bolsa de Valores e serve para organizar quem vai receber o dividendo que a empresa acabou de anunciar.

Quem comprou ações antes da data ex-dividendo vai receber os lucros distribuídos. Quem compra depois, não irá receber lucros.

Data de Registro

Após a empresa anunciar a distribuição de lucros e determinar a data ex-dividendo, ela deve determinar a data de registro das ações. Ou seja, registrará a data de todos os acionistas que receberão dividendos e enviará relatórios financeiros, procurações e outras informações.

Data de Pagamento

Data em que o valor é pago aos acionistas.

Muitas pessoas conseguem viver de renda apenas com os dividendos recebidos.

Para chegar a esse ponto, você precisa ter uma carteira de investimentos diversificada e o capital a ser investido.


A Clippinpres não tem como objetivo fazer sugestão de compra ou venda de ativos e não se responsabiliza pelas decisões tomadas a  partir das informações clipadas neste site.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *