(Redação Clippinpress) As ações brasileiras subiram nesta sexta-feira (15) após um movimento positivo em Nova York. O mercado mais amplo reverteu o curso, liderado por ações bancárias blue-chip e Petrobras (PETR3/PETR4), após uma sessão inicial volátil.

 No radar, os investidores refletiram uma desaceleração no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China, que subiu 0,4% no período de abril a junho. Dessa forma, esse percentual apresenta o pior desempenho do trimestre (exceto a pandemia de 2020) desde o início da série histórica em 1992. No entanto, espera-se que a atividade na China se intensifique, pois a previsão de médio e longo prazo para o país é muito promissora. Por esta razão, este fato por si só não pode conter a recuperação técnica nos mercados globais impulsionada pelo início da temporada de balanço.

No entanto, o sentimento do mercado permaneceu cauteloso diante da correção do contrato futuro de minério de ferro, que se refletiu nas fortes perdas da Vale (VALE3). Em um dia em que a agenda local estava fraca, a baixa liquidez antes do início do recesso parlamentar também pressionou, limitando as mudanças ao longo do dia.

 Às 14h18 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,48%, a 96.579 pontos, com volume financeiro de 9,059 bilhões de reais.

As maiores movimentações com maiores índices na  B3 foram: Gerdau (GGBR4), Gerdau Metalúrgica (GOAU4), Totvs (TOTS3), BB Seguridade (BBSE3) e Natura (NTCO3) enquanto os menores índices ficaram com BRF (BRFS3), Minerva (BEEF3), Hapvida (HAPV3), CVC (CVCB3) e Qualicorp (QUAL3).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *